Como Iluminar correctamente Cozinhas. Confira!

cozinhas iluminadas

A cozinha é o ambiente da casa que mais merece atenção quando o assunto é iluminação, pois, é o espaço onde são preparadas as refeições, lavados os alimentos, onde tem contato com fogo, facas e outros objetos cortantes, sendo assim preciso ter cuidado redobrado para evitar os acidentes, por esses motivos, a cozinha deve ser bem iluminada.

Como iluminar cozinhas é uma dúvida comum entre aqueles que não abrem mão de criar uma decoração prática, funcional, adequada e de qualidade, sendo que, para isso, vale a pena ficar atenta em algumas dicas que revelam qual a melhor forma de iluminar esse ambiente.

Como Iluminar Cozinhas

Luz natural – É recomendado aproveitar a luz natural, sendo assim, se a cozinhar tiver janelas ou porta não use cortinas que impeçam a entrada da luz, quanto aos móveis devem ser posicionados de uma forma que não atrapalhem os raios solares de entrarem no ambiente. Caso a cozinha não tenha entrada de luz natural vale investir em um projeto e reforma onde seja incluída pelo menos uma janela, que fará muito a diferença na iluminação.

Cores – As cores leves e sóbrias são as mais usadas, aposte nelas principalmente no teto e no piso, pois, eles refletem melhor a luz natural e artificial e deixam a cozinha bem mais iluminada.

Luzes – Usar apenas uma lâmpada no centro da cozinha é um erro comum que gera uma má iluminação e pode causar acidentes ou limpeza inadequada dos alimentos e utensílios, sendo que, para deixar a cozinha bem iluminada é indicado usar também luzes embutidas nos armários ou fitas de LEDs que vão clarear a área da cuba e do fogão e ainda dar mais personalidade, requinte e charme a cozinha.

Ponto de Luz – Para iluminar o balcão, mesa ou ilha da cozinha é recomendado o uso de luminárias, ou melhor ainda, pendentes que estão super em alta e deixam a cozinha mais sofisticada e bonita, porém, é importante evitar exageros e ficar atento ao tamanho e altura do pendente. Para destacar uma parte bonita da cozinha como: quadros, plantas, pratos decorativos, obra de arte ou qualquer outra coisa do tipo pode usar as lâmpadas de LED refletoras.

Escolha certa – As luzes brancas de LED que não esquentam os ambientes são, sem via das dúvidas, as melhores para a cozinha, sem falar, que elas são bem duráveis, economizam energia, iluminam bem e deixam o ambiente agradável.

Portanto investindo nessas dicas será bem mais fácil iluminar a sua cozinha deixando-a com um ambiente funcional, seguro e perfeito para preparar as refeições de toda a família.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.

CONFIRA!