Ideias Criativas para Criar um Jardim de Inverno

O jardim é uma parte importante de qualquer casa e traz certa conexão com a natureza que faz tanta falta nas grandes cidades.

Quem gosta de jardinagem necessita ainda mais de um jardim próprio. Porém principalmente para quem mora em apartamento ter um jardim grande e normal é proibitivo, devido obviamente a falta de espaço e entrada suficiente de sol.

Nesse momento entram os jardins de inverno, que ocupam menos espaço e podem ser cultivados até mesmo em apartamentos pequenos.

O jardim de inverno tem as suas peculiaridades e aspectos que precisam ser observados por aqueles que querem ter um em seu apartamento.

Nesse artigo te damos dicas fundamentais para obter e manter um incrível e duradouro jardim de inverno.

Qual o melhor local para montar um jardim de inverno?

Algumas moradias já são construídas com um espaço específico para o jardim de inverno.

Se isso não for possível, embaixo da escada costuma ser um local improvisado por muitos. Outros locais utilizados são na sacada, varanda ou em alguma sala anexa.

O mais importante é que o local escolhido pra receber o jardim de inverno receba luz natural.

Até mesmo uma porta de vidro usada como delimitadora do jardim de inverno pode ajudar na claridade do local.

Quais as plantas mais adequadas para o jardim de inverno?

O paisagismo do jardim de inverno é definido pelas plantas. As plantas que mais combinam com um jardim de inverno são aquelas que se adaptam ao interior da residência, têm boa resistência e ficam bonitas por muito tempo.

Algumas plantas com essas características são as Ráfias, Chamaedorea, Yucca, Dracenas, Ripsális, Pata-de-elefante, Zamioculca e Espada-de-são-jorge, palmeira Raphis, lírio da paz, lança-de-são-jorge, Pacová, Filodendro Xanadu.

Qual a melhor forma de decorar um jardim de inverno?

A decoração vai depender do tipo de ambiente. A decoração pode ir tanto por um lado mais contemporâneo quanto por uma vertente mais rústica ou tradicional, dependendo do seu gosto e de suas preferências.

Os objetos que mais combinam com a decoração de jardins de inverno são os vasos de concreto, pedras decorativas, móveis de madeira, lareiras entre outros.

Se o espaço for muito reduzido, você pode optar por um jardim vertical. O suporte do jardim vertical pode ser com placas com vasos sobrepostos, paletes de madeira, escadas ou até garrafas PET.

Como cuidar de um jardim de inverno?

O jardim de inverno vai pedir certos cuidados para a sua boa manutenção.

Você deve regar e adubar o seu jardim com regularidade, não se esquecendo de aplicar fungicidas e retirar as folhas velhas para manter o jardim em ótimo estado.

Seguindo todas essas dicas você vai garantir um belo e duradouro jardim de inverno, que trará beleza e contato com a natureza para a sua residência.

Ideias de Jardim de Inverno

Advertisement
Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.