20+ Ideias Criativas para Reciclar Lâmpadas

As lâmpadas são partes fundamentais de qualquer ambiente, pois possibilitam a iluminação quando o sol já foi embora, além de serem partes importantes da decoração e da personalidade do local.

No entanto, quando as lâmpadas queimam elas dão trabalho na hora de substituir e caso não haja alguma sobressalente em casa ocorre um grande desconforto, mas essas lâmpadas fora de uso podem ser reutilizadas de diversas formas, permitindo o adiamento do descarte das mesmas.

Aqui trazemos utilidades incríveis para as suas lâmpadas usadas, demonstrando que tudo pode ser reaproveitado.

Velas

As velas podem ser um novo fim para as lâmpadas, sendo possível fazer uma vela super moderna partindo de uma lâmpada usada. Basta derreter parafina dentro de uma lâmpada e colocar um pavio dentro dessa lâmpada antes de a parafina secar.

Potinhos de temperos

É realmente possível transformar lâmpadas em potinhos usados para guardar temperos. Para isso só é preciso cortar a extremidade da lâmpada e colocar pequenas rolhas. Você pode usar esses lindos potes para colocar especiarias e temperos e para decorar.

Abajur

Voe pode pegar uma lâmpada em uso e colocar varias lâmpadas fora de uso em volta para fazer uma espécie de cercamento que vai funcionar como um abajur. Esse abajur pode ser colocado na mesinha de centro ou sobre um móvel velho, trazendo muita modernidade ao ambiente.

Vaso de flores

Pegue um suporte de madeira, ponha dentro uma lâmpada velha e coloque uma plantinha através da lâmpada. Você terá um vasinho  bonito e moderno.

Enfeites de Natal

As lâmpadas podem se tornar enfeites de Natal. Você pode pintar as lâmpadas velhas e transforma-las em enfeites, substituindo as bolas coloridas que costumamos colocar nas árvores de Natal. Isso vai te permitir poupar dinheiro e fazer uma decoração única e inovadora.

Miniaturas

Se criar miniaturas é a sua praia, pegue essas miniaturas e ponha dentro de lâmpadas. O efeito é impressionante e se assemelha aquele que conseguimos quando colocamos barquinhos em miniatura dentro de garrafas.

Vasos decorativos

Você pode fazer com pinturas criativas até mesmo vasos estritamente decorativos usando lâmpadas. Tudo vai depender da sua criatividade.

Terrário

Tire com cuidado toda a parte interna da lâmpada, depois coloque o material escolhido, que pode ser pedra ou areia dentro da lâmpada. Plante as mudinhas e desfrute de seu novo terrário.

Enfeites

Ponha o que quiser, água, pequenas flores de plástico ou pequenos objetos coloridos, amarre um cordão na lâmpada e pendure onde quiser. Esses enfeites vão embelezar os ambientes da sua casa de forma criativa e barata.

Faça Você Mesmo: Ideias para Reciclagem de Velhas Lampadas

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.