Canteiros Verticais para Plantas. Descubra os nossos exemplos!

Advertisement

Os jardins ou canteiros verticais são ideais para espaços pequenos porque são feitos nas paredes, ocupando assim o mínimo de espaço possível. Esse tipo de jardim pode ser feito dentro e fora da residência.

Viver perto da natureza é um sonho para todas as pessoas, principalmente para aquelas que vivem em cidades grandes. Uma boa opção para quem quer ficar próximo à natureza é montar um canteiro ou jardim de plantas em sua casa, mas para aqueles que moram em imóveis pequenos ou apartamento, a dica é investir em um jardim ou canteiro vertical.

Advertisement

Canteiros verticais para plantas

Vasos tradicionais – Os canteiros verticais com vasos tradicionais são muito bonitos e caem perfeitamente em apartamentos. Os vasos podem ser suspensos com hastes de ferro ou de aço. Esse tipo de canteiro combina com varandas, porque deixa o ambiente maravilhoso.

Tela de arame – Outra opção para montar um jardim vertical em casa, é comprar uma tela grande de arame com vazados. Esse elemento deve ser colocado próximo a parede da casa e os vasinhos podem ser pendurados um a um nos vazados da tela, amarre os vasinhos com um pedaço de arame ou corda.

Vasos de parede – Para aquelas pessoas que querem um canteiro vertical mais simples de fazer, a dica é optar pelos vasos de parede, eles podem ser encontrados com diferentes modelos e já vêm prontos para serem pendurados.

Caixotes ou pallets – Fazer um canteiro ou jardim vertical com caixotes ou pallets é uma maneira de cuidar da natureza, porque esses objetos são utilizados para guardar frutas, verduras e outras coisas nas feiras e usá-los quer dizer que está reaproveitando o material. Os canteiros verticais feitos com caixotes ou pallets suspensos na parede ou perto dela, são ideais para quem quer ter muitas plantas, pois eles possuem espaços para colocar até duas plantas diferentes.

Garrafas pet – Outra forma de fazer um canteiro vertical e proteger a natureza, é utilizando as garrafas pet. Para fazer o jardim só precisa lavar as garrafas, cortá-las pela metade e colocar as plantas dentro delas, em seguida, só precisa pendurá-las no lugar desejado.

Tipos de plantas para jardim vertical

Advertisement

Os canteiros ou jardins verticais têm pouco espaço para que as plantas cresçam, por isso, na hora de escolher as espécies que farão parte do seu jardim, descarte as plantas com raízes grandes e agressivas. O clima também é outro fator muito importante na hora de escolher as plantas do canteiro vertical.

Algumas plantas indicadas para jardins verticais em locais com sol direto, são: barba-de-serpente, colar-de-pérolas, flor-canhota, lambari-roxo, aspargo, russélia e tilândsia. As plantas indicadas para jardins verticais com sombra, são: samambaia, antúrio, columeia, véu-de-noiva, flor-batom, singônio, babosa-de-pau, entre muitas outras.

Portanto se quer ter um canteiro ou jardim vertical em sua casa, escolha o modelo que mais combina com a sua residência e comece a montá-lo hoje mesmo.

Como Fazer um Canteiro Vertical para Plantas

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.