Dicas Importantes para um Closet bem Planejado!

A decoração é algo muito importante em todos os ambientes de uma casa, apartamento ou estabelecimento comercial, pois, ela é a responsável por dar espaço, beleza e aconchego a todas as partes.

O quarto é um ambiente muito importante em uma casa, pois é nele onde as pessoas da família, relaxam, dormem e muitas estudam, por isso, é essencial que ele seja espaçoso e organizado, por isso a melhor opção é montar um closet para guardar tudo.

O que é um closet ?

Closet é uma espécie de guarda roupa que pode ser montado em um cantinho do quarto ou em um espaço separado. Nele podem ser guardados as roupas de cama, o vestuário, sapatos, acessórios e tudo mais que quiser.

Embora o closet possa ser feito por qualquer pessoa, a melhor opção é investir em um closet planejado feito por um profissional, porque nele são colocados móveis e nichos de acordo com o tamanho do espaço que tem, deixando a residência organizada.

Modelos de closets planejados

Closet separado – Para as pessoas que têm um cômodo sobrando uma boa dica é apostar em um closet separado. Esse modelo de closet planejado é muito espaçoso e é possível guardar as coisas de todas as pessoas da família.

Closet corredor – A alternativa para quem tem um quarto grande com espaço para aproveitar é investir em um closet dentro do quarto com corredor. Esse closet é muito prático porque fica dentro do quarto e não atrapalha a circulação das pessoas.

Closet funcional – Para quem não tem um cômodo sobrando em casa e nem um quarto grande, uma boa alternativa é escolher o modelo de closet planejado funcional. Ele é feito dentro do quarto como se fosse um armário e com portas de correr para ocupar menos espaço. Esse closet costuma ser bem menor do que os outros modelos, mas se for planejado de acordo com a sua necessidade fica muito organizado e prático.

Dicas para fazer um closet planejado

Organize tudo antes – A primeira coisa a fazer é escolher todos os itens que serão guardados no seu closet, pois organizar as coisas com antecedência é fundamental para que a pessoa saiba exatamente o espaço que irá precisar. Separe as roupas, calçados e acessórios que mais usa e coloque-os em uma parte do closet com melhor acesso.

Tamanho não é importante – Com pouco espaço é possível fazer um closet legal, mas é preciso seguir a medida mínima exigida para criar um espaço funcional, que como já foi dito, pode ser feito dentro do próprio quarto.

Cuidado com as medidas – Para criar o closet perfeito é necessário respeitar a área de circulação. A medida mínima indicada para a circulação é de um metro, já a profundidade do closet vai depender do tipo de closet que a pessoa deseja.

Advertisement
Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.