Como Decorar com Paletes de Madeira

Com a onda de proteger o meio ambiente a decoração sustentável está em alta, sendo assim, coisas que poderiam ser consideradas lixos estão cada vez mais entrando na decoração, como é o caso dos palletes de madeira, que podem incrementar diferentes ambientes.

Os paletes de madeira, que são estrados de madeira usados em feiras e comércios para transportar mercadorias e depois são descartados.

Poderiam ser um grave problema para o meio ambiente se as pessoas não usassem a criatividade para encaixar esse suporte de madeira em diferentes decorações.

Ideias Criativas para Usar Paletes na Decoração

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que gostam de incrementar a decoração de suas casas com coisas rústicas e reaproveitáveis que surgem para dar destaque em diferentes ambientes.

Para fazer decoração com paletes de madeira é preciso providenciar alguns paletes que devem estar em bom estado. Além de: lixa, tinta, pregos e martelo, sendo que, não é importante ter habilidade em carpintaria, apenas usar a criatividade para transformar esse suporte de madeira em algo útil para a decoração.

Os paletes de madeira podem ser usados em vários tipos de ambientes. Podem ser usados na sala, cozinha, jardim, quartos e varandas, pois, eles podem ser transformados em mesas de centro, suporte para TV, sofás, prateleiras, bancadas, bancos, criado mudo, podem ser usados como suporte de cama, para guardar garrafas, para apoiar vasos de plantas, entre outras coisas.

Dentre todas as coisas que podem ser feitas com paletes de madeiras as mais usadas são, sem via das dúvidas, as mesas de centro. São vários os modelos indo dos mais simples, as mesas de paletes de madeira mais incrementadas.

DIY Mesa de Centro de Paletes

Materiais:

1 palete de 50 x 65 cm que esteja em bom estado

1 vidro com 4 mm de espessura na medida do vão entre as ripas das extremidades

4 rodízios de silicone

Lixa 60 para madeira

Lápis

1 trincha média

1 pincel zero

Tinta látex branca (PVA)

Tinta da cor de sua preferência

Passa a passo:

Use o palete ao contrário, pois, o vidro será encaixado entre as extremidades da madeira;

Lixe o pallet e pinte-o com a tinta látex utilizando a trincha média;

Aplique uma demão da tinta que escolheu para ser a cor principal do seu pallet;

Deixe secar um pouco, e se preferir pode fazer desenhos nas laterais da mesa, desenhe primeiro com o lápis e depois pinte com a tinta.

Espere secar bem e depois parafuse os rodízios de silicone e encaixe bem o vidro, assim sua mesa estará pronta.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.