Saiba como iluminar adequadamente uma casa! Dicas e truques interessantes!

Uma iluminação mal feita pode acabar com a decoração de qualquer ambiente, por isso, é importante ficar atento à iluminação da casa, sendo que, para isso não precisa ser gênio no assunto, pois, com algumas dicas é possível fazer uma iluminação bem feita.

Dicas para Iluminar a Casa

São muitas as dúvidas na hora de iluminar a casa, mas, antes de tudo é importante saber que ela deve atender as necessidades de cada ambiente, deixando a casa toda com a iluminação certa, evitando erros, exageros e fazendo as melhores escolhas.

Luzes frias ou quentes – A escolha das luzes é fundamental, sendo que, cozinhas e banheiros combinam mais com luzes frias com tonalidade azulada que são as mais estimulantes, já o quarto e sala de estar que são ambientes destinados ao descanso é mais recomendado usar luzes quentes de tonalidades amareladas que dão um ar aconchegante ao cômodo. Para não errar pode optar pelas luzes brancas, que são as que mais clareiam, e deixam o ambiente agradável.

Luz central – Para o cômodo da casa ficar bem iluminado o melhor lugar para colocar a luz é o centro do ambiente, pois, a luz central distribui claridade para todo espaço ainda mais se o teto for de cor clara.

Abajures, lustres, arandelas ou luminárias – A escolha vai depender do ambiente, as salas e cozinhas combinam com lustres, porém, é preciso completar a iluminação com as fitas de LED que podem ser colocadas em varias áreas como estante e sobre as pias e fogões, nos quartos não podem faltar os abajures que são sempre posicionados nas cômodas e que dão estilo e personalidade ao ambiente, já os banheiros combinam com luzes embutidas, pode também usar pontos de luz dentro do box ou em volta do espelho, agora em escritórios ou áreas de estudos é importante usar luminárias ou luzes articuladas, sendo elas de piso ou mesa.

Evite erros – É indispensável ficar atento à proporcionalidade na hora de iluminar a casa, pois, em ambientes grandes e altos está liberado usar aquele lindo lustre grande que tanto gosta, agora se o cômodo for pequeno e com teto baixo a melhor opção é sem via das dúvidas uma luz embutida ou lustre pendente mais recatado.

Não exagere – É muito bom ter a casa bem iluminada e realçando os detalhes da decoração, porém, também é importante não exagerar, pois, ambientes com muita peças reflexivas ou com grandes espelhos precisam de cuidados redobrados, sendo que, o mais recomendado nesses casos é apostar em uma iluminação menos intensa para que deixe o ambiente confortável.

Advertisement
Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.