Como Iluminar Corretamente os Banheiros. Descubra as nossas dicas

Os banheiros estão ganhando decorações cada vez mais completas, onde não pode faltar uma boa iluminação que ajude a realçar o ambiente deixando o espaço agradável e aconchegante.

Como iluminar banheiros é uma dúvida comum entre aqueles que cuidam da decoração desse espaço, essas pessoas, devem seguir algumas dicas que vão levar em conta o tamanho do banheiro, sua necessidade e tudo mais decisivo para criar uma iluminação adequada para o ambiente.

6 Dicas para Iluminar o Banheiro

Cores – Para deixar o banheiro bem iluminado o primeiro passo é investir em cores claras como branco, que apesar de não ser muito prática porque suja com facilidade, é a melhor para refletir a luz e deixar o banheiro com uma boa iluminação.

Valorizar a luz natural – As janelas, além de arejar o ambiente podem deixá-lo mais iluminado, sendo assim, se o banheiro tiver janela é importante valorizar a luz natural do dia, então não use cortinas ou objetos que atrapalhem a entrada da claridade e evite box escuro.

Como iluminar – Para deixar o banheiro com uma boa claridade é recomendado usar espelhos com luzes em volta, pois, esse acessório, além de ajudar na decoração do banheiro, ainda o deixa bem iluminado, podendo até mesmo, ser suficiente para clarear por completo os banheiros pequenos. Os espelhos com luzes são recomendados especialmente se o espelho for usado para se maquiar ou fazer a barba. Banheiros maiores precisam também de lâmpadas no teto.

Melhores lâmpadas – Nos banheiros é mais recomendado usar luzes brancas, as de LED são as mais usadas atualmente, elas estão substituindo as fluorescentes que consomem muita energia, e devem ser colocadas em um ponto central do banheiro. As lâmpadas com IRC (índice de reprodução de cor) 80 e 100 são as melhores para os banheiros.

Decoração – A decoração do banheiro também conta muito na iluminação, sendo que, além do espelho, invista em acessórios como: tapetes de cores leves, objetos espelhados, cubas de vidros ou brancas, torneiras inox, entre outros detalhes que ajudarão a deixar o banheiro mais iluminado.

Evite – Certas coisas como piso, box, objetos escuros, tubos fluorescentes e paredes com cores fortes devem ser evitadas, pois, comprometem muito a luminosidade do banheiro.

Banheiros Iluminados

Siga essas dicas e deixe seu banheiro mais iluminado, e veja que usando a criatividade e fazendo simples mudanças como: trocar as torneiras, colocar um espelho com luzes ou tirar uma cortina vão fazer toda a diferença e deixar o banheiro da casa com um ambiente diferenciado, além de mais agradável para sua família desfrutar melhor e para não passar vergonha quando receber visitas.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.