Como Usar as Cores na Decoração

A cor é fundamental na hora de decoração. Saiba como usar as cores na decoração para tirar melhor partido do espaço.

Cores claras e clássicas, ou cores vibrantes e padrões, as cores que vai usar na decoração da sua casa ou de qualquer espaço devem ser muito bem pensadas e planeadas.

Como na moda, todos os anos surgem cores que são tendência na decoração. Mas é fundamental cores que gosta e com as quais se identifica.

Como Escolher as Cores na Decoração

O ideal é optar por uma paleta neutra entre o branco, cinja e bege como base e depois aplicar cores nos acessórios.

O tamanho do espaço também é importante, algumas cores devem ser evitadas em espaço pequenos. As cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser utilizados em ambientes pequenos.

As cores dão alegria e atraem boas energias. Elas podem ser usadas em qualquer divisão da casa. No entanto o excesso de cores fortes vai tornar o espaço confuso.

Siga uma regra usada pelos especialistas, 60-30-10. Divida as cores que pretende usar, a cor dominante deve ocupar cerca de 60 % do total da decoração e a cor secundária cerca de 30%. Apenas 10% da decoração deve ser uma cor forte.

O equilíbrio é fundamental.

Escolha as cores de acordo com as sensações que elas nos fazem sentir: azul, tranquilidade; vermelho, paixão; verde positividade e esperança.

As cores devem ser aplicadas em elementos como tapetes, móveis, almofadas e elementos decorativos.

Veja algumas ideias de espaços decorados com cores para se inspirar.

Ideias para Usar Cores na Decoração

As cores podem tornar qualquer espaço mais aconchegante e bonito. São uma forma de dar o seu toque especial à decoração da sua casa.

Inspire-se em algumas ideias que separamos para si. Brincar com as cores é uma das partes mais divertidas do processo de decorar.

Imagens retiradas do Pinterest.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.