Saiba como decorar o quarto segundo as cores ideias

A decoração do quarto começa sempre por escolher uma palete de cores, a cor que vai aplicar nas paredes é a primeira coisa a fazer, quando escolher uma cor deve ter em conta diversos fatores como o tamanho, a finalidade e a iluminação do espaço.

Antes de começar a pintar o melhor, especialmente, se pretende uma cor diferente é experimentar na parede para ver se gosta.

Confira aqui algumas ideias e inspirações de quartos decorados com cores.

Dicas para pintar o quarto

Deve optar por uma cor que combine com os seus gostos pessoais, mas que seja fácil de combinar.

Para dar um toque de originalidade em vez de tinta pode sempre optar por papel de parede numa das paredes.

Nas paredes não deve usar mais de 2 tons diferente.

Imagens do pinterest.

As cores na decoração e o Feng Shui

O Feng Shui é uma filosofia milenar que defende que as cores possuem um poder simbólico e terapêutico que podem atrair energias positivas ou negativas

Branco

O branco transmite paz, inocência e pureza. Para além de ser uma cor que promove a calma e o descanso, o branco tem a vantagem de ampliar os espaços mais pequenos.

Amarelo

O amarelo está associado ao ouro e simboliza poder e riqueza.

Esta cor estimula a inteligência, a sabedoria e o raciocínio e aumenta ainda a capacidade de concentração.

Vermelho

A cor vermelha transmite energia, força, vigor e paixão, representa ainda a luz, o fogo e o poder.

O vermelho não é indicado para a decoração do quarto por ser uma cor muita energética pode causar irritabilidade e insónia, atrapalhando o descanso.

Laranja

A cor laranja transmite otimismo, alegria, criatividade e vitalidade. Esta cor está associada à comunicação, ao movimento e à iniciativa. Tal como o vermelho não é uma cor muito indicada para decorar um quarto.

Azul

O azul transmite harmonia, tranquilidade, paz, confiança e sentimentos curativos e relaxantes.

É uma cor que promove a serenidade e o descanso, por isso, muito indicada para o quarto. O azul é uma cor aconselhável contra a insónia, mas usada com muita moderação

Verde

O verde transmite a sensação de liberdade, harmonia, equilíbrio e saúde. É uma cor indicada para o quarto mas nos seus tons mais claros.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.