Cozinha com ilha: Onde e Como Colocar!

As ilhas são uma das mais fortes tendências em cozinhas dos últimos anos. Uma ilha, além de tornar a cozinha mais funcional, dá-lhe ainda um ar mais organizado e moderno.

Contudo, não é possível colocar uma ilha em todas as cozinhas. Saiba aqui mais sobre este tipo de cozinhas, e ainda, quando é que deve ou pode utilizar uma ilha.

Ter uma ilha do meio da sua cozinha obriga necessariamente a ter muito espaço à disposição. A função de uma ilha é tornar o espaço mais equilibrado e funcional, e não um fim em si mesmo.

Por isso, se não tem área suficiente para colocar uma ilha, e ficar com espaço suficiente à volta para você e os outros poderem circular à vontade, então não opte por este tipo de cozinha.

Pelo contrário, se tem um espaço muito grande, a ilha é uma forma de tornar a cozinha mais acolhedora e funcional, e ao mesmo tempo equilibrada, já que não ficará com demasiada área vazia.

Uma cozinha grande tem muitas vantagens, mas para ficar bonita e harmoniosa, tem de haver um equilíbrio entre espaço vazio e espaço ocupado.

Imagens de Ilhas na Cozinha

As cozinhas com ilhas são também utilizadas em espaços que reúnem a cozinha e uma sala, permitindo organizar o espaço de cada zona da divisão. Se gosta de receber amigos, e cozinhar enquanto convive com eles, então esta é uma excelente solução.

Se há quem goste de ter estas duas áreas separadas, há quem faça questão de as ter juntas, e uma cozinha com ilha é a solução perfeita para estes casos.

Apesar das ilhas serem especialmente adequadas para cozinhas com grandes áreas, cada vez mais é possível encontrar cozinhas com menos espaço, e que utilizam a ilha. Contudo, quanto mais pequenas, mais limitações terão.

Há uma distância mínima que se deve respeitar, a partir da qual não é prático instalar uma cozinha com ilha. Deve haver pelo menos uma distância de 1,20m entre a ilha e a pia, de forma a permitir que duas pessoas passem ao mesmo tempo.

Mas atenção, este deve ser a distância mínima, já que o ideal é que seja superior.

Se está a pensar comprar uma cozinha com ilha para a sua casa, então verifique bem o espaço à disposição. Depois, terá apenas de escolher qual o estilo que pretende, entre os muitos que existem.

Desde os mais modernos e minimalistas, com combinações de cores mais arrojadas, até aos mais clássicos e com cores mais neutras, você tem muitas opções à disposição.

Inspire-se nestes modelos de cozinha com ilha.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.