Como decorar Casas Rústicas: Moveis, Materiais e Acessórios

A decoração é uma arte essencial para todos os ambientes de uma casa, apartamento ou ambiente de trabalho.

São muitos os estilos de decoração, sendo que o rústico está se tornando cada vez mais popular não só no campo como na cidade.

Ideias para a Decoração de Casas Rústicas

Na decoração de casas rústicas o destaque é a madeira que está presente nas paredes, piso e também nos móveis. Essa decoração pode ser muito simples, mas também é possível adicioná-las em decorações mais sofisticadas.

A madeira de diferentes tipos pode ser adicionada em uma decoração rústica, porém, a melhor dica é apostar na madeira de demolição, assim, terá ambientes bonitos e ainda cuidará do meio ambiente, pois a madeira de demolição é reaproveita, e não precisa cortar mais árvores e nem poluir o meio ambiente para fabricá-la.

A madeira de lei, fórmica e outras são lindas e podem estar presente em uma casa rústica, no entanto, a sua fabricação custa caro e prejudica a natureza.

Dicas para fazer uma decoração rústica

Antes de começar a fazer qualquer decoração, é preciso pesquisar materiais e preços e ver se eles combinam com a residência. Depois que escolher tudo o necessário, já pode começar a decoração.

Uma decoração rústica mais comum é composta por: móveis de madeira, teto de madeira e piso de madeira, de preferência com cores diferentes para que o ambiente fique contrastado.

A decoração rústica também pode ser feita em casas com pisos, paredes e tetos comuns, para dar o toque rústico, basta adicionar móveis de madeira.

A decoração rústica também traz um toque antigo, por isso, os móveis com design vintage, caem muito bem nesse tipo de decoração.

Para deixar a decoração rústica diferente, adicione móveis de madeira com cores diferentes, os sofás podem ter uma estrutura de madeira à mostra, que dá mais aconchego e conforto à sala de estar, e ainda deixa o ambiente original.

Itens feitos com materiais naturais devem ser adicionados às decorações rústicas, como: madeira, palha, corda, tecido e outros.

As cores que predominam em uma decoração rústica são: marrom, cor de madeira, tabaco, preto, branco e amarelo.

Além do piso de madeira, em uma decoração rústica pode ser colocado também um piso de cimento queimado, que deixará o ambiente mais simples e diferente.

Para dar um toque diferenciado à decoração rústica, a dica é investir em móveis antigos que são aqueles que trazem designs clássicos.

Uma boa opção para uma decoração rústica em casas com paredes de tijolos é pintá-las com uma tinta cor de madeira.

Portanto se gosta do estilo rústico e quer adicioná-lo à sua decoração, siga as dicas acima e aproveite um ou mais ambientes rústicos.

Casas Rústicas Decoradas

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.