A iluminação na decoração de interiores! Perceba que tipo de lâmpada utilizar e aonde!

A iluminação da casa é parte fundamental da decoração, por isso, sempre se fala muito das ideias de iluminação de interior que indicam a melhor forma de iluminação para cada espaço da casa.

As ideias de iluminação de interiores indicam como escolher os melhores tipos de iluminação levando em conta a cor e o tipo de luz, o que será usado para fazer a iluminação, como ela deve ser feita, entre outras coisas do tipo.

Dica para a Iluminação de Interiores

Escolha da tonalidade da luz: A luz amarelada traz tranquilidade e aconchego para o ambiente, por isso, é recomendado para quartos, salas e suítes.

Já a luz azulada Ilumina bem o ambiente dando uma maior sensação de limpeza, claridade e deixa as pessoas mais ativas, sendo assim, indicadas para cozinhas e banheiros.

Agora a luz neutra pode iluminar corredores, hall de entrada, varandas e algumas áreas da casa que não recebem iluminação natural.

Qual o melhor tipo de iluminação?

Na hora de iluminar a casa é preciso pesquisar bem o tipo de iluminação que vai usar porque existem os lustres que são muito comuns e dão requinte aos ambientes, os abajures e luminárias que servem para completar a iluminação, os spots, fitas de LED, pendentes e plafons que ajudam a fazer uma iluminação mais direcionada, servem para destacar alguns detalhes da decoração como quadros e obras de arte e fazer a iluminação de áreas mais escuras.

Erros que devem ser evitados na iluminação de interiores

Na hora de colocar o lustre na sala ou quarto deve escolher os modelos que mais combinem com o estilo da decoração da casa, respeitando as dimensões e só usar os lustres com lâmpadas voltadas para cima se o teto for branco para refletir a luz;

As luminárias de foco são ideais para ambientes de leitura como escritórios e quartos;

Os abajures combinam mais com quartos, porém podem ser usados em qualquer tipo de ambiente, mas é importante saber escolher o modelo certo e a luz central deve ser a mais forte do ambiente.

Portanto siga essas ideias de iluminação de interiores e deixe sua casa bem iluminada, mas não esqueça que cada ambiente merece uma iluminação especial, então planeje uma de cada vez.

Começando pela iluminação da sala de estar que é mais complexa, indo para o quarto que é mais pessoal e vai de acordo do gosto de todas as pessoas, depois a da cozinha que precisa ser mais focada e precisa iluminar todas as áreas para dar praticidade ao espaço, e por último os banheiros e demais espaços.

Ideias de Iluminação

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.