Saiba como decorar e restaurar Móveis com Papel de Parede

Investindo em pequenas mudanças é possível dar um toque diferenciado a muitos ambientes, uma técnica que vem sendo muito usada para renovar a decoração é usar papel de parede nos móveis, que é algo simples e capaz de proporcionar grandes transformações.

A decoração de móveis com papel de parede ajuda a dar uma cara nova aquele móvel velho que iria para o lixo ou um móvel antigo da vovó que com o papel de parede ganha um toque moderno, passando a ser o destaque do ambiente.

Os móveis que podem ser renovados com papel de parede são muitos, entre os mais comuns estão: cômodas, cadeiras, mesa de centro, armários, bancos, camas, entre outros, sendo que, na hora de fazer a mudança no móvel é importante ficar atento à escolha do papel de parede, sendo que, os com estampas e com cores mais fortes são os mais usados porque dão um toque destacado ao móvel.

Dicas para Decorar Móveis com Papel de Parede

Limpe bem o móvel com um pano seco, e caso seja necessário lixe.

Use cola que não contenha ácido porque, se não, com o tempo o papel de parede do móvel vai ficar amarelado.

Para aplicar papel de parede em móveis pintados use cola branca que terá uma boa aderência, agora se o móvel for de madeira lixada ou MDF a melhor opção é a cola spray. Existe também a cola em pó que é diluída na água, ela é perfeita, pois, não tem cheiro e garante que o papel de parede não vai sair.

Quem tem pouca experiência deve preferir papel de parede mais espesso e com estampas irregulares ou grandes porque ajudam a disfarçar caso fique com rugas, bolhas ou alguma emenda.

Como decorar móveis com papel de parede

Materiais

  • Tesoura
  • Cola
  • Papel de parede de sua preferência
  • Móvel
  • Pano limpo
  • Verniz à base de água
  • Régua
  • Pincel

Passo a passo

1 – Escolha a parte do móvel que vai colocar o papel de parede.

2 – Com a régua meça o tamanho do papel que vai precisar e corte com a tesoura, outra opção é cortar um papel maior e depois usar um estilete para tirar o que vai sobrar.

3 – Usando um pincel passe cola em toda a superfície que vai colocar o papel de parede, comece colocando o papel por onde passou cola primeiro, estique-o do meio para as bordas para evitar bolhas e rugas. Caso precise faça o acabamento usando mais cola nas bordas.

4 – Deixe secar de um dia para o outro e aplique verniz a base de água para dar um melhor acabamento.

Móveis Decorados com Papel de Parede

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.