Dicas para Decorar uma Cozinha Gourmet

Passar momentos de descontração e alegria com familiares e amigos dentro de casa se tornou um costume para muitas pessoas.

Por isso, muitas pessoas estão investindo no conforto de suas casas para passarem momentos bons e inesquecíveis.

Entre os ambientes que mais recebem uma decoração especial está a cozinha, que de um simples cómodo pode ser transformada em uma cozinha gourmet.

Cozinha Gourmet

A cozinha gourmet é caracterizada por: um espaço amplo e bem equipado para preparar os alimentos, onde tudo fica ao alcance das mãos do cozinheiro de forma prática.

A maior vantagem de uma cozinha gourmet é a interação entre os convidados e o anfitrião da casa.

Enquanto o cozinheiro prepara as comidas, as pessoas que estão ao seu redor podem aprender, observar e trocar ideias.

Dicas para Decorar uma Cozinha Gourmet

A cozinha gourmet pode ser projetada como uma ilha no centro da cozinha, integrada à mesa de jantar, para que o cozinheiro seja o centro das atenções.

Para que a cozinha gourmet se torne um ambiente funcional, o indicado é equipá-la com aparelhos elétricos entre os quais estão: micro-ondas, cooktop, coifa, fogão e forno.

Entre os móveis indicados para compor a decoração de uma cozinha gourmet estão: armários envidraçados para uma melhor visualização do que se tem para preparar as comidas, um paneleiro térreo para colocar os utensílios mais pesados, como panelas de ferro e um suporte externo para panelas mais leves, ambos precisam ficar perto do fogão.

Além dos móveis, uma cozinha gourmet deve possuir utensílios para a preparação dos mais variados pratos como: coleção de facas, pratos, talheres, espátulas e tudo mais. Todos devem ser colocados em suportes suspensos na parede.

Para a preparação da comida, especialistas indicam que em uma cozinha gourmet deve ser colocada uma bancada revestida em materiais como vidro e silestone, que podem substituir o granito e ainda facilitam a limpeza. Esses materiais podem ser encontrados em cores variadas. É muito importante que a bancada da pia tenha duas cubas de inox, uma para lavar os alimentos e outra para os utensílios.

Para deixar a cozinha gourmet mais prática a dica é escolher torneiras temporizadas, que são sensíveis ao toque e que encerram a saída de água automaticamente.

A cozinha gourmet pode ficar ainda mais completa com uma churrasqueira e forno para pizza.

Modelos de Cozinhas Gourmet

Hoje é possível encontrar no mercado mobília com linhas retas, com a utilização de grandes gavetas, basculantes, sistemas elétricos e portas com larguras maiores associados à ilha central.

Para dar mais charme à decoração de uma cozinha gourmet, a melhor opção é investir em móveis e utensílios de aço inox, vidro e madeira.

Imagens do Pinterest.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.