Feng Shui na Cozinha

O Feng Shui é uma arte e ciência chinesa, sua função é organizar espaços para atrair energias boas da natureza e deixar os ambientes mais leves e aconchegantes.

Para as pessoas que acreditam nas energias que circulam no universo, uma boa dica é adicionar o Feng Shui em todos os ambientes da casa, inclusive, na cozinha.

Como Fazer o Feng Shui na Cozinha

Localização

De acordo com o Feng Shui, a localização do ambiente dentro da casa é muito importante.

O ideal é que a cozinha esteja orientada para o sul e que esteja perto da porta de entrada, mas sem que seja vista na entrada principal.

É importante também evitar que a porta da cozinha fique em frente à do banheiro e que a pessoa que estiver cozinhando esteja dando as costas para a porta.

Quando isso não puder ser evitado, basta colocar um espelho que permita ver o que acontece enquanto está cozinhando.

Equilíbrio do fogo e da água

A cozinha é um ambiente marcado pela presença do fogo, fogão e forno micro-ondas e pela água, presente na pia, lava-louças, geladeira e máquina de lavar.

No Feng Shui as regras é harmonizar os dois elementos. Os elementos do fogo devem ser colocados juntos em um lado da cozinha e os da água do outro lado.

O fogo e a água não podem ficar um do lado do outro e nem um em frente ao outro, pois, isso atrai energias negativas.

Cores 

De acordo com o Feng Shui como o fogo e a água já estão muito presentes na cozinha, na hora de pintá-la é indicado evitar o vermelho que é fogo e o azul que é água.

Prefira cores neutras como terra, creme, bege ou branco, que deixam o ambiente mais tranquilo, ou se preferir, opte por uma tonalidade de amarelo para dar mais calor ao ambiente.

As cores podem ser harmonizadas com elementos decorativos de cores mais intensas.

Iluminação

O Feng Shui indica que na cozinha, a melhor alternativa em iluminação é a luz natural. Para os momentos que precisam de iluminação artificial, as luzes escolhidas devem ser intensas e que permitam a iluminação de todos os cantos do ambiente.

Elementos decorativos

O Feng Shui indica que uma cozinha deve ter uma mesa para o café da manhã ou para cozinhar.

Para aumentar as energias positivas, é indicado colocar elementos decorativos como flores secas, frutas naturais, plantas ou elementos relacionados à alimentação.

Isso deixará a cozinha natural, fresca e com prosperidade.

Limpeza

A ordem e a limpeza da cozinha são muito importantes para atrair as energias positivas. A cozinha deve ser um ambiente quente e acolhedor com todos os aparelhos e máquinas nos lugares certos.

Em relação à limpeza, ponha todo o lixo em uma lixeira com tampa que pode ficar dentro da cozinha.

Actualizado em: