Sofá de Paletes. Faça você mesmo

O uso de materiais recicláveis para criar peças decorativas e de mobiliário para serem usadas em casa, tanto no interior como no exterior, é uma tendência cada vez mais atual e popular.

As vantagens são muitas, desde a simples poupança de dinheiro, até aspetos como conferir maior originalidade à decoração da sua casa ou contribuir para uma maior sustentabilidade do planeta.

Um dos materiais mais versáteis para a criação de peças de mobiliário é a palete. Estas estruturas de madeira, que servem de suporte para armazenamentos, são assim perfeitas para criar móveis, entre os quais sofás.

Confira de seguida um passo a passo, e ainda, vários exemplos na nossa galeria de fotos.

Como fazer sofá de palete

Fazer um sofá com paletes é bastante simples, criando assim uma peça de mobiliário confortável, barata e muito original para a sua sala. Confira de seguida um passo a passo sobre como fazer sofá de palete.

Passo 1 – Antes de mais, e tendo em conta que as paletes são feitas de madeira de baixa qualidade, é importante verificar se ela está infestada com insetos, e depois, tratar a madeira. Para isso existem produtos específicos que recomendamos que compre e aplique.

Passo 2 – De seguida, coloque duas paletes lado a lado, e em cima mais outras duas, de modo que fiquem perfeitamente empilhadas. Por fim, coloque mais duas paletes, mas agora ao alto, e encostadas atrás. Elas irão servir de encosto.

Passo 3 – Para evitar que a estrutura se desmanche facilmente, pode usar preguinhos para prender as paletes empilhadas às duas paletes traseiras.

Passo 4 – Por fim, tem apenas de colocar uma ou duas almofadas quadrangulares e espessas por cima das paletes empilhadas, e por fim, mais uma ou duas almofadas, para encostar atrás. E pronto, tem assim um sofá de palete fácil de fazer e muito útil para colocar uma sala ou mesmo no exterior.

Ideias Criativas com Sofás de Paletes

As almofadas pode comprar já feitas, tendo apenas o cuidado de medir bem antes e escolher um tecido que se adeque ao espaço, ou então, mandar fazer num estofador.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.