Estar em constante contato com a natureza é essencial para a saúde e bem-estar de todos.
Quem mora no campo é privilegiado com a oportunidade de estar próximo a natureza, entretanto, quem vive na cidade também pode curtir o ar puro das plantas, basta criar um jardim ou um terrário.
O terrário é um pequeno jardim feito de maneira delicada dentro de um determinado recipiente, que pode ser aberto ou fechado.
Esses recipientes geralmente são feitos de cerâmica ou vidro e são perfeitos para apartamentos e casas pequenos.
A base de um terrário inicia sempre com pedras, cascalhos ou pedriscos, em seguida, uma ou duas camadas de areia ou terra.
As espécies de plantas de terrário variam de acordo com o mini jardim e se vai receber iluminação natural direta ou de vez em quando.
Terrário fechado – É aquele feito em um recipiente fechado e pode ter um ecossistema próprio, no qual, a evaporação da água volta em forma de umidade e pequenas gotas que regam as plantas.
Terrário aberto – É aquele onde o recipiente não tem tampa, a água evapora normalmente como em qualquer outro tipo de vaso.
Materiais necessários
Como montar
As plantas mais indicadas para um terrário são as suculentas e os cactos, porque, elas precisam de menos água. Outras plantas também indicadas são: fitônia, gerânio morango, vale da lua, musgo tapete e as mini samambaias.
Para criar um mini jardim e deixar a sua casa ou apartamento mais bonito, só precisa realizar a plantação de forma correta em um recipiente adequado e limpo e usar a criatividade. Em um terrário podem ser colocados brinquedos, areia colorida, conchas, brilho e muito mais.
Para se inspirar, basta acessar a internet onde poderá encontrar os mais variados modelos e ideias de minis jardins.