Como organizar Papéis e Recibos

Quem não tem a bolsa e a carteira cheia de recibos e papeis. A verdade é que acabamos por juntar as notas e recibos das nossas compras por diversas razões.

Alguns recibos precisam de ser guardados outros podem ir para o lixo.

Confira aqui algumas ideias para organiza os seus recibos, documentos e papeis.

Dicas para organizar Papéis e Recibos

Comece por juntar todos os papeis, documentos e recibos que estão guardados na sua casa. Faça uma seleção, deite fora o que não precisa e separe por categorias.

Faça uma lista das categorias e subcategorias para os seus recibos e papéis.

Depois desta fase mais complicada e chata, pode começar a sua organização.

Compre uma pasta de arquivo para cada categoria principal. Identifique com uma etiqueta qual a categoria principal. Acrescente as subcategorias.

Dica: Organize por ordem alfabética.

Depois de separar por categorias, subcategorias e por ordem alfabética pegue numa categoria de cada vez e separe por anos.

Como arquivar recibos

A maioria das faturas principais possuem o tamanho certo para o arquivo, se o recibo for muito pequeno cole-o ou grampeie-o em uma folha de papel.

Organize os recibos pelo mês, de janeiro até dezembro.

Parece um pouco trabalhoso, mas na realidade facilita imenso na hora de procurar documentos e recibos importantes. Depois de fazer a parte mais grossa só precisa de ir organizando à medida que necessita

Garantias

A garantia dos produtos mais caros e mais duráveis como eletrodomésticos, TVs e computadores devem guardados em uma pasta separada para garantir que não perde se precisar de usufruir da garantia.

Quanto tempo preciso guardar os recibos

Este tempo varia de acordo com o tipo de documento e recibo, alguns precisa de guardar apenas um ano outros durante anos

A maioria documentos mais importantes devem ser guardados até 5 anos, o ideal é pesquisar qual a duração de cada documento.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.