Dicas caseiras para a limpeza da sua casa! Confira!
Para que a limpeza da casa não se transforme num longo tormento, faça uma manutenção regular. Pequenos truques facilitarão as suas tarefas.
Deixamos algumas dicas de limpeza para ter a sua casa sempre a brilhar, perfumada e arrumada.
Pequenos Electrodomésticos
Primeiro que tudo, desligue-os antes da limpeza. Se o microondas ganhar maus cheiros, aqueça, na potência máxima, uma taça de água com sumo de limão durante um minuto. Desligue, retire a taça e passe com um pano húmido.
Limpar Pavimentos
Para ficar com um chão a brilhar, siga as seguintes dicas:
- Antes de limpar, varra o chão
- Utilize sempre um detergente suave e água quente
- Torça bem a esfregona, antes de a passar no chão, evitando assim manchas de água e detergente
- Deixe secar bem o chão antes de pisar
- O chão doe madeira, se for aspirado frequentemente, dispensa a passagem de água
Toalhas Perfumadas
Conserve as suas toalhas como novas, lavando-as frequentemente em água quente e adicionando sempre amaciador, no final da lavagem. Seque-as bem antes de guardar, para não ganharem cheiro a mofo. Antes de as colocar, à disposição, na casa de banho pulverize-as com a sua fragrância preferida.
Tapetes
Para acabar com as marcas, deixadas pelo peso dos móveis nas suas carpetes, coloque um cubo de gelo por cima da marca, deixe derreter, secar e depois passe com o aspirador. Se se tratar de uma carpete de lã, experimente passar uma moeda por cima.
Para manter as carpetes e tapetes impecáveis, basta aspirá-los com regularidade. De vez em quando passe a esfregona, mas escorra bem. O excesso de água pode originar o apodrecimento das fibras.
Almofadas Perfeitas
Se tem almofadas de lã, tenha o cuidado de lhes tirar os borbotos. Há umas pequenas máquinas à venda nas lojas de electrodomésticos, que fazem esse trabalho.
Se as suas almofadas são de tecido sintético, retire as fronhas e mergulhe-as na banheira, com detergente suave. Seque-as ao sol. As almofadas de penas devem ser esvaziadas para dentro de um saco, com cuidado, para que não se perca nenhuma pena. Misture um pouco de amido à última agua, para evitar que as penas trespassem o tecido.
Reparar riscos na Madeira
Para recuperar o brilho e a cor de um móvel de madeira envernizado, use uma mistura de álcool, sumo de limão e óleo de linhaça, em partes iguais.
Humedeça um pano de algodão, que não largue pêlo, e passe pela superfície do móvel, em movimentos circulares. Insista nas zonas mais deterioradas ou que apresentem riscos. Estes não desaparecerão por completo, mas ficarão bastante disfarçados.
CONFIRA!