Super Ideias para iluminação da sua sala!
Nas salas de estar e de jantar é necessário usar diversas fontes de luz.
A sala de estar, que tanto pode ser usada para uma conversa íntima com um amigo, como para estar calmamente a ler um livro ou fazer um puzzle no chão com o seu filho, requer uma iluminação suave conjugada com focos de luz brilhante sobre os quadros ou determinados pormenores decorativos e também outras luzes mais intensas colocadas em diversos pontos da sala.
Se existirem mesas de apoio ao pé dos sofás é indispensável colocar candeeiros pequenos ao seu lado, com lâmpadas de 60w.
Como escolher a iluminação da sua sala
O ideal é que a luz geral da sala tenha um regulador de intensidade que permita obter a luminosidade pretendida, criando diferentes atmosferas consoante a ocasião.
A iluminação certa vai valorizar todos os itens da sua sala.
Iluminação direcionada
Os quadros requerem apliques especiais e lâmpadas com menos de 50w pois podem ser danificados pela luz. Já um recanto para leitura ou uma biblioteca requerem uma luz suave.
Para ler opte por uma lâmpada de 100w num candeeiro de pé alto com cabeça orientável ou braço giratório.
Também é útil colocar uma luz fraca atrás do televisor de modo a evitar os reflexos que este emite quando a sala está na penumbra e que podem cansar os olhos.
Iluminação na sala de jantar
Para iluminar a sala de jantar coloque uma luz no teto, a 80-100cm de altura da mesa. Se a mesa de refeições for muito comprida opte por dois candeeiros de teto gémeos.
A potência deve ser de cerca de 100w, mas não convém usar lâmpadas halogéneas com mais de 60w sobre a mesa das refeições pois fazem muito calor e ofuscam quem está descansadamente a comer.
Todas as imagens retiradas do pinterest.
CONFIRA!