6 Erros Comuns na Decoração do Primeiro Apartamento

Conseguir sair da casa dos pais para ir morar no seu primeiro apartamento, seja sozinho ou com a pessoa amada, é um momento especial na vida de qualquer pessoa. Porém, na hora de decorar o apartamento e deixá-lo como sempre sonhou é comum cometer alguns erros.

Decorar o primeiro apartamento traz muitas dúvidas, sendo muito comum a maioria das pessoas tomar decisões erradas que acabam gerando arrependimentos futuros.

Para isso não acontecer aqui vão alguns dos erros mais comuns na decoração do primeiro apartamento para você não cair nessa.

Evite Erros na Decoração do Primeiro Apartamento

1 – Não pensar no imóvel como um todo

O primeiro erro na hora de decorar o primeiro apartamento é não pensar nele como todo. Ir decorando os cômodos individualmente, seja por ser mais rápido ou por causa do orçamento, contudo isso acaba destruindo a harmonia da decoração.

O mais indicado é pensar no imóvel inteiro e tentar fazer os ambientes conversarem entre si.

2 – Acelerar o processo

É bem comum ter presa para que o apartamento fique completo e apresentável para receber os amigos, porém, a presa vai fazer com que tome decisões erradas que causem arrependimentos futuros, tenha calma e vá decorando aos poucos seguindo o que tem em mente.

3 – Não testar a tinta antes

Antes de começar a pintar o apartamento todo é preciso testar as cores das tintas para ver se é aquela que estava procurando.

Pode pintar uma parte de uma parede até encontrar o tom ideal, não confie na cor que vem na lata e leve outros detalhes em consideração como: quantas demãos serão necessárias e como ficará a tonalidade com a tinta seca.

4 – Encostar os móveis na parede

Encostar os móveis nas paredes, seja para economizar espaço ou por vir na maioria dos apartamentos é um erro comum de quem nunca decorou um imóvel.

A dica é experimentar coisas novas, testar posições diferentes, brincar com a decoração, pode usa o Pinterest ou o Instagram para se inspirar.

5 – Comprar tudo no mesmo lugar

Comprar todos os móveis e acessórios em uma única loja pode parecer prático, porém, vai deixar seu apartamento parecendo um catálogo da loja em questão.

O recomendado é bater perna e comprar as coisas em lugares diferentes isso vai dar mais estilo e personalidade a seu lar.

6 – Comprar aquilo que não pode ter

Se o apartamento for pequeno é imprescindível ficar atento e comprar somente o que vai caber nele, pensa na decoração de acordo com o espaço que gostaria de ter, mas que não tem pode gerar muita frustração, sendo assim, seja consciente e realista.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.