Como Iluminar a Sala

A sala de estar é o ambiente da casa que mais precisa ser iluminado, pois, é onde a família se reúne para ler, conversar, receber as visitas e tudo mais, por isso, a iluminação deve ser bem pensada levando em conta vários fatores.

Como iluminar a sala é uma dúvida comum entre todos que não abrem mais de um ambiente bem iluminado, bonito e aconchegante, pois, uma boa iluminação valoriza qualquer ambiente e deixa o espaço mais completo.

Dicas para Iluminar a Sala

Escolha da luz

As luzes mais indicadas para a sala de estar são luzes quentes com tonalidade amarelada que combinam e trazem aconchego para o ambiente, sendo que, além dessas, as luzes brancas também combinam com sala porque são as que mais iluminam o espaço.

As luzes de LED são as que mais estão em alta, eles são perfeitas para as salas porque não esqueçam e ainda valorizam mais o ambiente.

Luz natural

É fundamental na hora de compor a iluminação da sala, vinda da varanda ou de uma janela, a luz natural deve ser bem valorizada, sendo assim, é preciso deixar as cortinas abertas durante o dia e não colocar qualquer coisa que atrapalhe a entrada dos raios de luz, especialmente se a sala for pequena, sendo sempre indicado acomodar os móveis de acordo com a direção da luz natural.

Como fazer a iluminação da sala

O lustre em tamanho proporcional da sala se tornou um item quase que obrigatório na hora de fazer a iluminação, o lustre deve ser colocado no centro da sala, pois, vai distribuir claridade para todo o ambiente, e para completar a iluminação das áreas que não ficam bem iluminadas é recomendado usar luzes direcionadas como fitas de LED, spots, abajures e pontos de luz.

Cores e espelhos

Para completar a iluminação da sala de estar também é indicado ficar de olho nas cores das paredes e do teto, pois, cores claras como branco e bege refletem a luz e ajudam a deixar o espaço mais iluminado.

Os espelhos também são bem vindos e ajudam, não apenas a ampliar o ambiente, como também ajudam na iluminação, só precisa posicioná-los em um lugar estratégico da sala.

Portanto siga todas as dicas para iluminar a sala e deixe a sua com um ambiente único e agradável, não se esquecendo de fazer um projeto para saber o melhor lugar onde vai colocar cada coisa e ver quanto vai precisar gastar, pois, luzes como a de LED são um pouco mais caras, mas valem a pena porque duram muito e iluminam bem o ambiente.

Actualizado em: