Formas Práticas de Limpar as Persianas

Ter uma casa limpa é muito importante para a saúde de todas as pessoas da família, por isso é essencial limpar todas as partes da casa ou apartamento, inclusive as persianas.

As persianas oferecem beleza e controlam perfeitamente a iluminação dos ambientes, elas são recomendadas especialmente para casas e escritórios. Além de cuidar da iluminação, as persianas têm uma função térmica, pois elas bloqueiam a entrada do calor ou mantém o local aquecido no frio.

Tipos de persianas

No mercado é possível encontrar persianas confeccionadas nos mais variados materiais, como alumínio, PVC, madeira, bambu e tecido. As persianas internas podem ser encontradas com abertura horizontal com lâminas e as de tecido ou PVC com abertura vertical. As persianas de bambu podem ser feitas no formato painel ou rolo e controlam muito bem a luminosidade.

Aprender a limpar persianas, não importando o material e tipo de abertura faz com que o tempo de vida delas aumente e deixa a peça com muito mais elegância e beleza.

Como limpar persianas

Para limpar as persianas de forma correta, passe um aspirador de pó em toda a extensão da persiana e entre cada lâmina. Uma dica é usar o bocal com escova do aspirador de pó, para agilizar a limpeza.

Um produto muito útil para limpar persianas é o limpador de janelas. Esse produto funciona para limpar persianas de PVC e de alumínio. Outra opção para limpar persianas é o vinagre diluído em água, essa mistura pode ser usada para limpar todos os tipos de persianas, principalmente as de tecido.

Para fazer uma limpeza completa nas persianas, é preciso ir além das lâminas da cortina. O mecanismo que abre e fecha também precisa de cuidados. Neste caso, o mais indicado é chamar um especialista.

Quando a limpeza das persianas deve ser feita?

Uma limpeza caseira nas persianas deve ser feita a cada 15 dias, mas a limpeza completa feita por um especialista, deve ser realizada a cada 6 meses.

É muito importante fazer a limpeza das persianas a cada 15 dias para evitar o acúmulo de poeira e o aparecimento de alergias na família.

Então se quer limpar as suas persianas, use um aspirador de pó, um limpador de janelas ou vinagre diluído na água, assim poderá contar com cortinas limpas que deixarão os ambientes da sua casa ainda mais bonitos.

Portanto, limpar persianas é uma tarefa muito importante que deve ser sempre realizada para não comprometer a aparência da decoração, a proteção do ambiente contra a luminosidade e evitar que as pessoas da família, em especial as crianças, tenham alergias. É possível encontrar persianas para todos os gostos.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.