Dicas para Preparar a Casa para a Terceira Idade

Ter uma pessoa mais velha em casa exige alguns cuidados como para uma criança.

Se sua casa terá um novo morador da terceira idade, podendo ser seu avô, sogra ou mãe, precisará investir em algumas mudanças para garantir sua segurança e bem-estar.

Algumas mudanças simples facilitam imenso.

Dicas para Deixar a Casa Preparada para Idosos

Decoração

Não vai mudar por completo a decoração de sua casa porque terá uma pessoa idosa como nova moradora, pois, decoração é algo muito pessoal.

Algumas mudanças simples precisarão ser feitas como, por exemplo, evitar excesso de coisas e objetos pelo caminho deixando a passagem livre, preferir moveis com bordas arredondas que facilite o sentar e levantar, sendo que, todos precisam de apoios firmes.

Iluminação

Os idosos têm mais dificuldade de enxergar, sendo assim, uma boa dica é melhorar a iluminação, apostando em algo mais uniforme e evitando sombras em áreas como nas bancadas de cozinhas e também nos banheiros.

Piso

As cozinhas e banheiros são os ambientes com maior incidência de quedas entre os idosos, por isso, investir em um piso antiderrapante é muito importante, caso o idoso tenha dificuldade de andar uma boa dica também é colocar barras de apoio nos banheiros.

Carpetes e tapetes

Eles deixam a decoração da casa mais bonita, porém podem se tornar um perigo quando o morador tem passos mais rasteiros e visão comprometida, então, se tem uma pessoa da terceira idade em casa tente evitar os carpetes e tapetes, assim também estará evitando tropeços e quedas.

Escadas e corredores

As escadas são definitivamente um problema para os velhinhos, por isso, é indispensável tomar alguns cuidados como: elas devem ter beiradas dos degraus muito bem definidas, corrimão e piso fosco e não escorregadio, sendo que, isso vale também para o piso do corredor, que além do mais deve ter largura suficiente para passagem de duas pessoas lado a lado, caso o idoso tenha um cuidador.

Armários

Procure reorganizar tudo para que fique ao alcance e dispense o uso de bancos ou escadas, é recomendado também etiquetar armários e gavetas, além de investir em iluminação interna.

Jardins e quintais

Espaços com contato com a natureza não podem faltar nos lares, mas é preciso ter alguns cuidados como ter piso regular, áreas de assentos com braços, não ter plantas venenosas e ter espaços com sol e com sombra.

Pets

Tente manter a cama do bichinho em um local seguro sem riscos de tropeços, deixe as vasilhas de comida e bebidas em lugares mais altos, mas onde possam alcançá-los e use neles coleiras com cor vibrante que vão ajudar na sua visualização.

Bianca Cavalcanti

Profissional graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Design de Interiores com experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de acessibilidade, paisagísticos e acompanhamento na elaboração de projetos de interiores e no detalhamento e especificação de materiais.